quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Resultados de exames clínicos devem sair em 30 minutos

BOA VISTA - Já estão estão sendo implantados os equipamentos de automação para exames laboratoriais nas áreas de bioquímica, imunologia e hamatologia clínica. Nesse primeiro momento os equipamentos estão sendo instalados no Hospital Geral de Roraima (HGR) e na Policlínica Cosme e Silva, no bairro Pintolândia.

O  serviço será ainda implantado na primeira quinzena do mês de novembro no Hospital materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth (HMINSN). O Hospital Santa Luzia, em Rorainopólis, Sul do Estado, também será  beneficiado com o equipamento no mês de dezembro, por ser o município com o maior número de habitantes.

A nova tecnologia poderá fazer vários testes bioquímicos, imunológicos e hematológicos simultaneamente, ou seja, com agilidade, especificidade, segurança e com o padrão de qualidade do Programa Nacional de Controle de qualidade (PNCQ).

De acordo com a diretora do Departamento de Políticas de Apoio ao Diagnóstico Especializado, da Secretária Estadual de Saúde (Sesau), Rosilene Reis Rocha, todo o trabalho na área de exames clínicos poderão sair em no máximo 30 minutos.

“O equipamento de automação laboratorial é a garantia de que o tempo de serviço dos profissionais médicos bioquímicos vão diminuir, facilitando a realização do exame no paciente, tendo em vista que antes cada bateria de exames demorava cerca de quatro horas para diagnóstico por ser feito no equipamento semi-automático e no manual“, enfatizou Rosilene.

Segundo ela, o equipamento automatizado para bioquímica e imunologia é maior e tem a função de verificar a glicose do paciente, funções hepáticas, cardíacas e renais. Já o de hematologia de 27 parâmetros trata do hemograma completo e oferece o resultado em menos de 10 minutos - cada amostra é lida em no máximo 25 segundos.

A Secretaria Estadual de Saúde está seguindo o que especifica a Portaria 544/2001 GM, do Ministério da Saúde (MS), que todo o Estado tem que garantir para a população acima de 62 mil habitantes os serviços laboratoriais totalmente automatizados. Nas unidades de saúde de alguns Estados do Brasil, este serviço já está sendo oferecido.

Treinamento

Na próxima quarta-feira (21) a partir das 8h, no Laboratório de Análises Clínicas do HGR, profissionais das unidades de saúde e de laboratório receberão treinamentos específicos na área de automação de exames laboratoriais para se adaptarem quanto ao manuseio do equipamento.

Cada grupo será composto por cinco profissionais entre bioquímicos, biomédicos e técnicos de laboratório. As aulas durarão três dias. 


fonte: Portal Amazonia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dúvidas? Escreva aqui.