terça-feira, 26 de outubro de 2010

Sistema de automação exige a formação de mão-de-obra qualificada

Luanda – O uso de sistema de automação no processo de funcionamento empresarial garante o emprego de mão-de-obra qualificada, segundo afirmou  hoje, em Luanda, o chefe de departamento de electricidade e mecatrónica do Sinfotec, Anselmo Azevedo.

Anselmo Azevedo prestou esta informação à Angop quando falava sobre a importância da automação, controlo e robótica no desenvolvimento do país.

Segundo Anselmo Azevedo, a experiência mundial diz que os países mais automatizados do mundo são os que têm os índices de emprego elevado, daí que quanto mais moderno for o sector empresarial mais mão-de-obra qualificado necessita.

"Países como os EUA, o Japão, Alemanha são países em que o grau de utilização de altas tecnologias são muito altos, mais os níveis de desemprego não é elevado, contrariamente o que se pensa", explicou.

O que este processo faz, acrescentou, faz com que as empresas, a sociedade e os países apostem cada vez mais na qualificação da população economicamente activa, por formas a não serem ultrapassados pela alta tecnologia.

Para si, as fábricas que se modernizaram passaram a dispensar alguns funcionários nas áreas em que estes trabalhavam, estando os homens virados nas áreas de comando e manutenção dos meios, visto que teoricamente eles não são autónomos.

Um sistema automatizado, ao contrário que se pensa, carece de funcionários qualificados que vão fazer funcionar as máquinas, nos sistemas mecânicos, eléctricos, pneumático, hidráulico, informáticos, seja tudo deve estar integrado e quem o faz é o homem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dúvidas? Escreva aqui.