quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Dicionário da Automação Comercial

Dicionário da Automação Comercial

ECF
Emissor de Cupom Fiscal, mais conhecido como impressora fiscal.

TEF
Transferência Eletrônica de Fundos. É a tecnologia para integração do ECF com as administradoras de cartões de crédito.

CPU
Unidade Central de Processamento. É o “cérebro” do computador. Nele contém todas as informações e precisa de periféricos como monitor, teclado e mouse para ser utilizado.

NFP
Nota Fiscal Paulista. É a legislação do estado de SP que objetiva a extinção da sonegação e regulariza a identificação do CPF do consumidor nos cupons fiscais e notas fiscais modelos A e A1, e posterior envio destas informações através do site da secretaria do estado (SEFAZ).

Pinpad
Equipamento utilizado no TEF cuja função é efetuar a leitura de cartões de crédito ou débito. Este equipamento se interliga a alguma CPU ou micro-terminal e transmite informações criptografadas de acordo com as exigências das administradoras de cartão.

MFD
Memória de Fita Detalhe. É a memória que armazena todas as informações impressas na impressora fiscal, substituindo a segunda-via da bobina. Desta forma, elimina-se a necessidade de armazenar a segunda-via em papel por 5 (cinco) anos. A MFD não pode ser alterada e tampouco apagada por força da legislação, no esgotamento do dispositivo o mesmo deve ser substituido e o antigo deve ser armazenado em local seguro como um arquivo fiscal eletrônico.

MF
Memória Fiscal. É um componente incluso em todas as impressoras fiscais. Ela armazena todas as informações de fechamento do dia emitidos pela redução Z e é inviolável. Internamente, a impressora fiscal deve garantir a integridade e a impossibilidade de acesso a esta memória através de resina. No esgotamento da memória, deve-se adicionar outra memória fiscal

Leitura X
É um relatório que pode ser emitido a qualquer momento do dia e quantas vezes forem necessárias sem o perigo de bloquear a impressora. Contém informações resumidas da movimentação do dia, tais como: venda bruta, venda líquida, valor vendido por aliquota, contadores fiscais, vendas realizadas por forma de pagamento entre outras informações. A cada Redução Z as informações de movimento vendido no período é zerado na Leitura X.

Redução Z
É o fechamento das operações diária da impressora fiscal. Se a Redução Z referente ao movimento do dia for emitida, nesta data não será mais possível realizar vendas, consequentemente a impressora ficará bloqueada até o dia seguinte. A Redução Z contém informações sobre a movimentação do dia ao qual foi impressa.


 fonte: Bematech Tutorial

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dúvidas? Escreva aqui.