quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Leitores de identidade logo estarão aparecendo no mercado

Com o anúncio do lançamento para 2011 da nova carteira de identidade do cidadão brasileiro (hoje, 30 de dezembro de 2010), não dúvido nada que brevemente estará no mercado um leitor com capacidade para ler as informações digitais contidas no chip que virá nesse novo documento de identidade. Isso se já não existe! Fiz uma pesquisa rápida pelo Google e não encontrei nenhuma referência à este assunto, se já existe alguma coisa nesse sentido, peço que os leitores do blog postem comentários a esse respeito.

Imagine as empresas de segurança sendo beneficiadas com um equipamento desse tipo. O cidadão ao chegar em um prédio que possua um leitor desses na portaria poderá sacar o documento da carteira e entregá-lo ao funcionário para que este passe a carteira de identidade com chip pela máquina e as informações então irem direto para um sistema no computador. Esse sistema, ou programa, poderia ser um simples formulário (não editável por leigos, naturalmente), talvez do tipo .pdf.

Seria de uma rapidez incrível e todos os dados do cidadão poderiam ficar armazenados para fururas consultas caso necessário.

2 comentários:

  1. Creio que a sociedade vai ganhar muito com esse novo sistema, haja vista as demoras em portarias para ser feito identificação, porem como tecnólogo que sou, achava que esse cartão deveria ser do tipo ou usar tecnologia não só com o chip mais também RFID que é um acrônimo do nome "Radio-Frequency IDentification" em inglês que, em português, significa Identificação por Rádio Frequência. Trata-se de um método de identificação automática através de sinais de rádio, recuperando e armazenando dados remotamente através de dispositivos chamados de tags RFID. Imaginem você ao se aproximar de um ambiente com essa tecnologia e o pessoal já saber quem você é? Bem um abraço e Feliz 2011 , Sales Morenno

    ResponderExcluir
  2. ok, sim é uma boa ideía, mas a segurança wi-fi é menor do que dispositivos com fio, como seria essa questão da segurança dos dados trafegando por ondas? Se bem que as codificações ja estao bem adiantadas, teria que o
    RFID ter um bloqueio mto forte, abraços

    ResponderExcluir

Dúvidas? Escreva aqui.