sábado, 11 de dezembro de 2010

Leitores de Códigos de Barras

A leitura dos códigos de barras (utilizadas para identificação dos documento e leitores) é feita através de um equipamento especial de leitura. O princípio associado a este tipo de equipamentos é idêntico mas existem várias tecnologias queinteressa conhecer.

Descrição
A função principal de um leitor de códigos de barras (ou scanner) é “ler” a imagem representada pelo código de barras. Na sua forma mais básica, um scanner “vê” e mede a ausência e a presença de luz (barras pretas e espaços brancos) e converte essa informação em sinais eléctricos que por sua vez podem ser convertidos em dados reconhecidos pelo computador.
Na categoria dos leitores portáteis mais utilizados, as tecnologias disponíveis incluem as canetas ópticas, laser e CCD. O seu objectivo é comum, ou seja, ler e interpretar os códigos de barras. No entanto cada tipo de leitor tem vantagens e desvantagens. Os leitores manuais com tecnologia laser permitem a leitura sem contacto, de etiquetas planas, curvas ou mesmo superfícies irregulares a distâncias inferiores até 36 polegadas. Normalmente este tipo de equipamentos é ligado à porta do teclado.
Os equipamentos de recolha de dados podem ser classificados basicamente em três categorias:
Feixe de luz fixo ou móvel
Para ler um código de barras, um feixe de luz deve passar por cima do símbolo a uma velocidade razoavelmente constante. Nalguns equipamentos o feixe de luz é estacionário; a leitura é feita pelo movimento da mão do operador ou deslocando o código de barras na zona de incidência do feixe de luz.
Noutros equipamentos (scanners laser) o feixe de luz oscila constantemente permitindo a leitura dos códigos em pequenos intervalos de tempo. Em todas estas situações o operador tem necessidade de apontar o feixe de luz para o código de barras para que seja possível a sua leitura.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dúvidas? Escreva aqui.