quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Universidades paranaenses fazem parceria com instituto francês

A área de informática e automação do Paraná ganhou novo impulso com a assinatura do acordo internacional entre a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, a Fundação Araucária e o instituto francês Inria. Professores e pesquisadores das universidades estaduais, vinculados a programas de pós-graduação, atuarão em parceria com engenheiros franceses no desenvolvimento de projetos e de treinamento qualificado na área.

O acordo com o Inria – Instituto Nacional de Pesquisa em Informática e Automação, sediado na região de Chesnay – foi assinado pelo secretário de Ciência e Tecnologia, Nildo José Lübke; pelo presidente da Fundação Araucária, Zeferino Perin; e pelo diretor dessa instituição, Carlos Alberto Piacenti.

“Além de contribuir com melhor desempenho dos programas de doutorado nas instituições de ensino superior do Estado, esse acordo também promove a internacionalização das universidades paranaenses”, acrescenta o presidente da Fundação Araucária. Ele explica que um dos critérios de avaliação dos cursos de doutorado do MEC/CAPES é a qualificação desses cursos.

Segundo ele, o acordo com o Inria integra as atuais políticas públicas da Fundação Araucária quanto à pesquisa de ponta no Paraná e a internacionalização das instituições de ensino superior. Atende ainda à demanda das próprias universidades estaduais públicas. Um exemplo é a Universidade Estadual de Maringá (UEM), que, por meio da sua Assessoria de Cooperação Internacional, manifestou junto à Fundação Araucária a necessidade de “editais específicos para a eventos de internacionalização nas instituições de ensino superior, que abrangem todas as áreas do conhecimento”.

Há dez anos a Fundação Araucária promove o desenvolvimento científico e tecnológico no Paraná. Entre as suas principais linhas de atuação relacionadas a “verticalização” do ensino superior (qualificação) estão as bolsas de mestrado e doutorado; o programa de capacitação docente das instituições estaduais de ensino superior; o programa de pós-graduação stricto sensu e o programa de pós-graduação stricto sensu interinstitucional – Minter e Dinter.

fonte: ANEP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dúvidas? Escreva aqui.