terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Transforme um laptop/PC antigo em um híbrido Chromebook-Linux

Com alguns minutos e algumas ferramentas gratuitas, você pode ressuscitar qualquer PC velho e colocá-lo com uma interface nova, rápida, parecida com o Chrome.

Cenário comum: Você compra um laptop novo, pensando que vai vender, doar ou jogar fora o antigo ... mas isso nunca acontece. 
Seja qual for o caso, agora o PC antigo só ocupa espaço. Mas não tem que ser desse jeito: Você pode dar vida nova ao seu laptop antigo.
Com Linux , certo? Errado! Quer dizer, sim, você poderia instalar o Linux, que sempre foi a melhor opção para esse caso, mas nem todo mundo precisa ou quer a complexidade desse sistema operacional. Para alguns, Chromium pode ser a melhor escolha.
O Chromium é o sistema operacional que está no coração dos Chromebooks - esses dispositivos de inicialização rápida, operados pela nuvem, que são tão populares atualmente. Pense nisso: Por qualquer motivo, ninguém compra laptops Linux. Eles compram Chromebooks.
Se você gosta da idéia de dar ao seu sistema antigo um trato e transforma-lo em um Chromebook, boa notícia: é rápido, gratuito e fácil. E nem sequer precisa ser permanente a menos que você queira que seja.
Cub Linux muito parecido com o Chromium.
Uma nota à parte é que o Cub Linux, o SO que serve como núcleo deste tutorial, não está mais sendo desenvolvido com muito entusiasmo que antes. Isso significa que você não será capaz de obter suporte diretamente (mesmo a página do fórum do usuário foi retirada, embora você possa ser capaz de encontrar ajuda em fóruns mais amplos do Linux), e há sempre o risco de segurança que acompanha um sistema operacional que não está sendo atualizado.

Dito isto, o Linux é inerentemente muito seguro é claro, e não existe nenhum problema em obter o Cub Linux para funcionar como dito antes. Se você preferir instalar uma versão do Chromium que é atualizado constantemente e em dia, vá para o tutorial sobre CloudReady de Neveware (em inglês) . Ele produz um resultado semelhante, apenas sem a opção de executar aplicativos do Linux.

Reúna as seguintes ferramentas

Para começar, você precisará do seguinte:
  • Uma unidade flash que você pode dedicar a este projeto. Ela precisa de um mínimo de 1 GB de armazenamento .
  • Rufus , um utilitário gratuito para a criação de unidades flash de boot. Faça o download da versão portátil. Não há necessidade de realmente instalá-lo, você só vai executá-lo uma vez.
  • Cub Linux . Sim, é um sistema operacional baseado em Linux, projetado para ter a aparência do Chromium. O que você estará baixando é um único arquivo ISO, que é o que Rufus irá adicionar à sua unidade inicializável.
Obrigado ao leitor Mark Edwards por compartilhar essas ferramentas!

Criando seu bootable

Mesmo se você nunca fez algo assim antes, é muito fácil, vá em frente.
  1. 01) Usando o seu PC atual, ligue a sua unidade flash (ignorando ou fechando os avisos que surgirem) e, em seguida, execute o utilitário Rufus.

  2. 02) No campo Dispositivo, no topo, verifique se a unidade flash é a selecionada. Se não, clique no menu suspenso e selecione-o.

  1. 03) Perto da caixa de seleção marcada "Criar uma imagem inicializável usando", clique no pequeno ícone de disco e navegue até o arquivo ISO do Cub Linux que você baixou. É mais provável na sua pasta Downloads. Clique nele e clique em Abrir .

  2. 04) Se você quiser, você pode alterar o campo "New volume label" para algo como "Cub Linux", mas não é necessário.

  3. 05) Clique em Iniciar , em seguida, aguarde enquanto a unidade estiver formatada ea ISO instalado. Enquanto isso não acontece, você pode começar na próxima parte.

Prepare seu PC antigo

Hora de fuçar seu laptop velho. Não importa em que condição ele está ou mesmo se ele está cheio de malware; Você só precisa dele para ser capaz de inicializar a partir de uma unidade flash.
Isso pode significar aventurar-se no BIOS e alterar a ordem de inicialização, que por padrão quase certamente coloca o disco rígido em primeiro lugar. Alguns portáteis oferecem um menu de inicialização pop-up que permite que você escolha o dispositivo de inicialização sem ter que mexer com as configurações. Se o seu for assim, considerece com sorte.
A unidade flash / unidade USB / dispositivo removível deve ser o primeiro no menu de inicialização.

Por exemplo, eu testei tudo isso com um dm1z HP Pavilion, que tem estado em minha prateleira nos últimos anos. Quando você liga, não há menu de inicialização - apenas uma tela em branco e, em seguida, Windows startup tela. Então eu fiz uma rápida pesquisa na web para "Pavilion dm1z boot menu" e aprendi que eu preciso pressionar F1 ou F10 imediatamente após ligar a máquina. (Acontece que era F10.)
Isso é bastante comum, embora com base na experiência passada, ele também pode ser F2, F9, F12 ou até mesmo a tecla Delete. Depende do sistema.
Depois de encontrar o caminho para o BIOS, encontre o menu de boot ou de arranque e certifique-se de que a "unidade flash" ou "unidade USB" é a primeira na ordem de boot. Em seguida, salve e saia (geralmente, pressionando F10, mas, novamente, isso varia).

Bota pra funcionar!

Acredite ou não, é so isso. Conecte a unidade flash recém-formatado no laptop antigo, inicialize-o e aguarde o menu aparecer. Você terá a opção de executar o Cub Linux diretamente da unidade - o que é definitivamente uma escolha inteligente para que você possa ter certeza que tudo funciona como esperado e você realmente gosta do sistema operacional - ou instalar definitivamente.
Se você escolher a última opção, poderá instalar o SO ao lado do Windows (para uma configuração de inicialização dupla) ou torná-la a substituição em tempo integral.
Durante meu tempo com o sistema operacional, eu achei muito fácil de usar, muito ágil e muito parecido com um Chromebook. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dúvidas? Escreva aqui.