quinta-feira, 4 de novembro de 2010

São Paulo sedia principal Congresso e Exposição de Automação das Américas

O evento abordará em seus múltiplos aspectos as tecnologias de automação que auxiliam, por exemplo, na extração e na produção de petróleo na camada do pré-sal, na preservação do meio-ambiente e na segurança das plantas industriais


Acontece em São Paulo, de 09 a 11 de novembro, no Pavilhão Branco do Expo Center Norte, a 14ª edição do maior evento  de Instrumentação, Sistema e Automação das Américas e um dos mais importantes do mundo. O Brazil Automation ISA 2010 - Congresso Internacional e Exposição Técnica, é uma realização da Associação Sul-Americana de Automação - ISA Distrito 4, coligada à "ISA - International Society of Automation", principal organização mundial do setor de automação que reúne cerca de 30 mil membros em mais de 50 países. 

Além de apresentar tendências tecnológicas e os mais expressivos lançamentos do mercado mundial, o Brazil Automation ISA 2010 proporciona capacitação técnica e uma ampla integração entre usuários, fabricantes, distribuidores, pesquisadores, estudantes, prestadores de serviços e demais profissionais do setor.

"O Brazil Automation ISA 2010 acontece em um momento estratégico dentro do favorável contexto econômico nacional, impulsionado pela estabilidade política, avanços sociais, perspectivas de crescimento contínuo controlado, matriz energética alternativa e grandes projetos em andamento", afirma o engenheiro José Otávio Mattiazzo, presidente da ISA Distrito 4, que coordena as atividades nos países da América do Sul e Trinidad do Caribe.

Hoje a tecnologia de automação é imprescindível a todos os projetos e se aplica aos principais temas da atualidade, como por exemplo, controle de emissões gasosas para a preservação do meio ambiente, segurança das plantas industriais,  extração e refino de petróleo - pré-sal e o controle do tráfego aéreo, dentre outros. Não existem projetos técnicos relacionados a estas importantes questões que se realizem sem sistemas de automação. Neste contexto, a questão da mão de obra especializada demandada para viabilizar os grandes desafios de crescimento que se impõe ao país também será tratada durante o evento. O professor Dr. Mário Sérgio Salerno, da POLI- USP palestrará sobre os "Desafios na Formação de Profissionais de Engenharia no Brasil". O tema também será objeto de uma Mesa Redonda, que contará com a participação de representantes de empresas e entidades, como Petrobrás, Braskem, Nokia,  ISA Internacional, ABINEE e USP.

Há 14 anos o Brazil Automation é sucesso absoluto e principal referência no setor. Reunirá este ano cerca de 110 expositores numa área aproximada de 13.000 m2, 90 conferencistas no Congresso Técnico, com uma expectativa de atrair 13 mil visitantes.  Em 2009 o evento contou com 98 expositores, 80 conferencistas e mais de 11 mil visitantes de 19 países.  

Participarão da abertura do evento, além de Mattiazzo, Nelson Ninin (Presidente mundial da ISA), José Jorge de Albuquerque Ramos (Presidente Eleito ISA Distrito4) e Leo Staples (President Elect Secretary ISA).

O Congresso Internacional de Automação, Sistemas e Instrumentação que ocorre paralelo ao Brazil Automation já se firmou como tradicional e valioso fórum de divulgação do conhecimento técnico e das mais recentes tecnologias de Automação. Durante três dias, serão abordados entre outros, os mais relevantes temas da inovação tecnológica  para  processos industriais, tais como redes digitais, sistemas wireless, gerenciamento de alarmes, instalações em áreas críticas, otimização e simulação de processos, medição e controle de emissão de efluentes líquidos e gasosos , sistemas integrados de segurança e novas tecnologias emergentes. As Normas Técnicas e livros da ISA são constantemente utilizados como base em diversos dos cursos de capacitação que ocorrem durante o evento, possibilitando aos técnicos uma rápida e eficiente atualização tecnológica.

Já a Exposição Técnica recebe milhares de profissionais provenientes de diferentes segmentos industriais, com ênfase para os setores de Óleo&Gás, Química, Petroquímica, Meio Ambiente, Papel & Celulose, Siderúrgico,  Metalúrgico, Mineração, Saneamento, Manufatura, Energia, Alimentos, Farmacêutico,  Automobilístico e Acadêmico.

Sobre a ISA

A ISA Distrito 4 - www.isadistrito4.org.br -  é coligada à "ISA - International Society of Automation", principal organização mundial do setor de Automação Industrial,  que reúne cerca de 30 mil membros em mais de 50 países. É o terceiro maior Distrito dentre os 14 que constituem a sociedade e suas atividades abrangem os países da América do Sul e Trinidad . O principal objetivo da ISA é desenvolver e estimular iniciativas relacionadas à Automação, Sistemas e Instrumentação, além de maximizar o valor dos profissionais da área, contribuindo para o desenvolvimento e aperfeiçoamento de suas carreirras. A ISA oferece como principais serviços o Treinamento, a Capacitação Técnica e a Certificação dos Profissionais do segmento de Automação Industrial. Suas Normas, Padrões, Livros, Artigos e Recomendações são reconhecidos mundialmente e adotados pelas principais entidades normalizadoras e indústrias.

Solenidade de Abertura -  9 de novembro, às 11h

Abertura

José Otávio Mattiazo - Presidente  Distrito 4

Nelson Ninin - Presidente mundial

José Jorge de Albuquerque Ramos - Presidente Eleito  Distrito4

Leo Staples - President Elect Secretary

Painel - "Desafios na Formação de Profissionais de Engenharia no Brasil!

Prof. Dr. Mário Sérgui Salerno

Mesa Redonda

Moderador: Marcus Coester, VP De Membros e Imagem ISA, Diretor Institucional Distrito 4

Convidados confirmados: Almir Narcizo, Presidente Nokia Brasil, Humberto Barbato,Presidente Assoc. Brasileira da Ind. Elétrica e Eletrônica - ABINEE, Jorge Luís Silva Menezes ,Gerente de Engenharia de Projetos  da Braskem, Ronaldo de Magalhães ,Gerente de Automação, Instrumentação e Elétrica da Divisão de Abastecimento/Refino/ PETROBRÁS.

Serviço:

9 a 11 de novembro de 2010, das 13 às 20h
Expo Center Norte - Pavilhões Branco 7 e 8
Rua José Bernardo Pinto, 333 - Vila Guilherme
São Paulo - SP - Brasil
Informações e inscrições:  55 11 5053-7400
www.brazilautomation.com.br
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dúvidas? Escreva aqui.