quinta-feira, 25 de novembro de 2010

O que são feeds?

De tempos para cá a Internet vem se modificando e essas mudanças podem ser percebidas de algumas maneiras. A principal delas é a forma de relacionamento da Internet com o usuário, no qual a interação é a palavra-chave da rede mundial de computadores. Para acompanhar estes mudanças, algumas ferramentas foram criadas para facilitar o acesso dos internautas ao grande número de sites disponíveis e, uma destas ferramentas são os Feeds.
Segundo o site WBI Brasil a Internet beira 120 milhões de sites e para retirar melhor proveito deste mar de opções, os Feeds podem dar uma ajuda e tanto. Há informalmente duas maneiras de navegar pela rede. A primeira pode ser dita como a lenta e antiga, pois é você quem vai atrás das informações. Imagine que você adora saber as últimas notícias, novidades do mundo da moda e se interessa por carros.
Sem dúvida você acessa sites que disponibilizam estas informações e, desta maneira entra em cada um deles para se manter em dia com as tendências. Porém, nem sempre há novidades nos sites que você visitou, portanto você acaba  perdendo seu precioso tempo.
A segunda maneira de navegar pela rede pode ser considerada mais moderna e interativa, e são aí que os Feeds entram. Os Feeds de modo geral invertem o sentido da navegação, em outras palavras, são os sites que vão até você. Feeds também são conhecidos como RSS. Esta sigla significa Rich Site Sumary ou Really Simple Syndication, é um formato que admite distribuir o conteúdo do site de forma padronizada e permite que ele seja lido em diversos leitores RSS.
Símbolo dos Feeds.Para os sites “virem” até você é necessário se inscrever em um leitor de Feeds RSS, estes leitores funcionam como uma vitrine, ou seja, seus sites preferidos mandam as novidades para o seu leitor RSS e, desta maneira você não precisa acessá-los para saber se há novidades ou não.
Provavelmente você já observou este símbolo Símbolo RSS no canto superior de muitos sites, aí está a chave para entrar no mundo dos Feeds RSS. Os feeds RSS oferecem geralmente resumos de conteúdo juntamente com os links para as versões completas destes. Esta informação é entregue como um arquivo XML chamado "RSS feed", "webfeed", "Atom" ou ainda canal RSS.
Para usar este serviço há dois passos que precisam ser dados, o primeiro é que você precisa de um lugar para ler os resumos enviados pelos sites. Há vários serviços que oferecem esta ferramenta, o Google Reader, QuickRSS, Feedreader e o RssReader são algumas opções. O segundo passo é se inscrever no serviço, assim que possuir um leitor, basta clicar no símbolo do RSS presentes em seus sites prediletos, configurar a conexão entre site e leitor e começar a receber as novidades em um só lugar.
($InsereProgs$)($CODInsereProgs$)44289,42017,39096,40677($/CODInsereProgs$)

fonte: Baixaqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dúvidas? Escreva aqui.