sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Automação laboratorial chega ao HMI e resultados sairão em menor tempo

Na próxima terça-feira (29), serão instalados no Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth (HMINSN) aparelhos hematológicos de 27 parâmetros e analisadores para bioquímica e imunologia. Depois da capacitação dos servidores, o tempo de espera pelo resultado dos exames será reduzido em mais de 60%, podendo ser entregue em até uma hora e meia.

Para manusearem os equipamentos, os profissionais de saúde passarão por um treinamento de uma semana na unidade. Esta é a última etapa para a automação dos exames em Boa Vista. O curso é direcionado aos bioquímicos, biomédicos e técnicos em laboratório. O investimento do estado é de aproximadamente R$ 3 milhões.

De acordo com a diretora do departamento de Políticas de Apoio a Diagnósticos Especializados, Rosilane Reis Rocha, o curso está previsto para iniciar logo após a instalação dos equipamentos no laboratório da unidade. O treinamento será ministrado nos três turnos, para que todos possam participar. Com isso, os profissionais estarão preparados para utilizar os equipamentos e aprender a interpretar os laudos emitidos pelo aparelho.

No Hospital Geral de Roraima (HGR) os aparelhos já estão instalados. Hoje, o tempo de espera para a emissão dos resultados do exame foram reduzidos em mais de 60%. “Antes a pessoa esperava cinco horas para receber o resultado, hoje o tempo foi reduzido para uma hora e meia a duas”, diz.

Na Policlínica Cosme e Silva (PCS) a redução do tempo de espera foi maior. Os resultados eram emitidos um dia após a coleta de sangue do paciente, com a automação laboratorial os resultados saem em pouco mais de uma hora. Para o início de 2011, os aparelhos serão instalados no Hospital Santa Luzia em Rorainópolis.

Rosilane destaca que o aparelho realiza o exame automaticamente. Com isso, os profissionais de laboratório trabalham com mais segurança e os resultados são mais confiáveis. Os gastos com materiais de laboratórios são reduzidos, pois diminui os custos com a compra de materiais. “Nós perdíamos insumos, os kits para os exames venciam ou sofriam ocilações de temperaturas”, afirma.

fonte: BV News

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dúvidas? Escreva aqui.