quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Senai promove de 20 a 24 eventos sobre automação, inovação e carnes

Mato Grosso do Sul, Quarta-Feira, 15 de Setembro de 2010 - 08:28

Senai promove de 20 a 24 eventos sobre automação, inovação e carnes


De segunda à quarta-feira será realizado o 4º Workshop de Automação, na quarta-feira será a vez da Expo Inova 2010 e na quinta e sexta-feira tem o 1º Workshop de Tecnologia no Processamento de Carnes

O Senai vai realizar, de 20 a 24 de setembro, na unidade de Dourados, três eventos que abordam temas atuais que impactam diretamente na competitividade das indústrias, como automação, inovação e tecnologia no processamento de carnes. De segunda-feira (20/09) à quarta-feira (22/09), tem o 4º Workshop de Automação, enquanto na quarta-feira (22/09) será realizada a Expo Inova 2010 e, na quinta-feira (23/09) e sexta-feira (24/09), será a vez do 1º Workshop de Cooperação Internacional – Tendências e Tecnologia no Processamento de Carnes.

O 4º Workshop Senai Automação vai concentrar mostras técnicas, cursos e palestras, sendo que no primeiro dia, na segunda-feira (20/09), a partir das 13h30, terão início as mostras técnicas e os cursos de sistemas supervisórios industriais e de calibração e medição. No mesmo dia, mas a partir das 19h30, será realizada a palestra sobre robótica móvel e controle, abordando em detalhes as novas aplicações feita pelo engenheiro Eduardo Merlo, da Festo Automação, que apresentará tecnologia de programação e aplicação da robótica móvel na indústria, demonstrando o Robotino, um robô móvel desenvolvido pela empresa para apresentação didática dos conceitos de robótica.

Na terça-feira (21/09), paralelamente à programação do workshop, será realizada, às 8 horas, a reunião técnica de automação industrial no Senai e, no período da tarde, prosseguem as mostras técnicas, sendo que às 13h30 têm início os cursos de redes industriais e inversores de freqüência. À noite, as 19h30, será a vez da palestra sobre redes industriais, também apresentada pelo engenheiro Eduardo Merlo, que abordará as redes industriais para automação, apresentando aos empresários e participantes tecnologia de interconexão e comunicação de máquinas industriais, como inversores de freqüência, controladores lógico-programáveis, terminais de válvulas, entre outros.

Na quarta-feira (22/09), prosseguem as mostras técnicas, sendo que às 13h30 será realizado o curso robótica móvel industrial e, às 14 horas, o curso de pesquisa de patentes. À noite, às 19 horas, será realizado o Seminário de Inovação e Propriedade Intelectual e, paralelo à programação durante o período da tarde, a partir das 13 horas e também à noite, a partir das 19 horas, será realizado o 1º Concurso de Maquetes. Segundo o supervisor de automação industrial do Cetec Senai Dourados, Marcos Dias de Paula, são esperadas mais de 500 pessoas nos três dias do workshop. “Estamos na quarta edição do evento, o que nos permite mostrar que o Estado também tem potencial para a tecnologia industrial de ponta e para que possamos posicionar o Senai como catalizador dessa demanda, cada vez mais aproximando indústria e tecnologia”, reforçou.

Inovação e Carnes
Também na quarta-feira (22/09), o Cetec Senai Dourados realiza a primeira edição da Expo Inova 2010, cuja programação inclui eventos nos períodos da tarde e da noite. Das 14 às 18 horas terá o curso de patentes com apresentação da Pesquisa Patentária para Projetos de PD&I (Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação) nas Empresas, enquanto, no mesmo dia, das 14 às 21 horas, será realizada a Mostra de Inovação com a exposição de produtos inovadores de empresas, instrutores e alunos do Cetec Senai Dourados.

Finalizando a primeira Expo Inova 2010, das 19 às 22 horas, será realizado o Seminário de Inovação e Propriedade Intelectual, com a apresentação de cases de inovação nas empresas, linhas de fomento para inovação e representação do INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) no Estado. Já na quinta-feira e sexta-feira será a vez do 1º Workshop de Cooperação Internacional - Tendências e Tecnologia no Processamento de Carnes, que visa o fortalecimento da cadeia produtiva das carnes bovinas, aves e suínas na região.

Segundo o técnico de relações com o mercado do Cetec Senai Dourados, Marcos Sayama, o evento é resultado do esforço internacional em conjunto com uma organização francesa que realiza ações de cooperação científica e técnica para o desenvolvimento cultural e econômico, a ECTI (Echanges et Consultations Techniques Internationaux). “As atividades foram estruturadas de forma a favorecer um intercâmbio entre os participantes, sendo programadas palestras, oficinas e visitas técnicas conduzidas pelo especialista francês Jean Yves Rozé, que acumula mais de 30 anos de experiência em processamento de alimentos, e pelos técnicos do CPA (Centro de Processamento de Alimentos) do Cetec Senai Dourados”, detalhou.

A programação da manhã do workshop terá início às 8h30 com a apresentação dos temas cenário mundial de carnes e potenciais regionais e sistemas tecnológicos do processamento de carnes e derivados. Logo após pausa para o almoça, a partir das 13h30, os temas abordados serão inovação e a dinâmica tecnológica na indústria de carnes e derivados e sustentabilidade e perspectivas da indústria de carnes e derivados. Na sexta-feira (24/09), a partir das 8 horas, serão abordados os temas caminhos da certificação, gestão da segurança dos alimentos e tendências no consumo de alimentos processados, enquanto no período da tarde, das 13 às 17 horas, entrarão em discussão os temas comportamento do consumidor mundial de carnes e derivados e soluções em serviços técnicos e tecnológicos do Senai.

Serviço – Para outras informações ou inscrições sobre os eventos basta entrar em contado pelo telefone (67) 3411-2600. 


fonte: AgoraMS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dúvidas? Escreva aqui.